quarta-feira, 25 de março de 2009

O Álbum de Clara

Escola EB2.3 António Feijó
Ponte de Lima

Mariana Ferreira Pinto
7º5
Nº17



Autor do livro









A autora deste livro chama-se Maria Teresa Maia Gonzalez. Nasceu em Coimbra, em 1958. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Franceses e Ingleses, pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, foi professora de Língua Portuguesa de 1982 a 1997, no ensino oficial e particular.














Resumo do Livro

Este livro fala de uma menina chamada Clara que sofreu um acidente ao completar os seus 15 anos. Sofreu várias consequências, como ficar paraplégica, as imensas cicatrizes espalhadas pelo corpo, a angústia de atravessar uma estrada e ter de encarar as pessoas. Nos primeiros anos, Clara esteve muito dependente dos pais, principalmente da mãe que a ajudava na sua higiene pessoal, a vestir-se e noutras tarefas simples, mas que para a Clara eram muito complexas.
Clara nunca mais abriu o seu álbum (onde recordava momentos passados) após o seu acidente. Tinha medo de se lembrar desses momentos, que como ela dizia momentos de uma rapariga normal. Clara com a fúria de aquele “Laranja” a ter atropelado, respondia mal a toda a gente, qualquer coisa a irritava.
Um certo dia, como todos os outros, voltou a ter uma das suas inúmeras consultas no seu médico. Nessa consulta, Clara fez uma pergunta, a qual o médico considerou difícil e à qual não encontrava resposta. Clara perguntou ao médico quando voltaria a ser uma rapariga normal. O médico deu-lhe a estimativa de 3 anos, ou seja, quando a Clara tiver 18 anos. Clara ficou muito contente, e começou a ter mais confiança nela. Começou a vestir-se melhor, a fazer mais amigos e passou a ser mais feliz. Começou a sair com os amigos e finalmente teve a coragem de abrir o seu álbum.

2 comentários: