sexta-feira, 13 de março de 2009

Resumo do livro a “Hesitação de Maigret”

Este livro faz parte da colecção vampiro, é um livro de literatura policial e o seu autor é Georges Simenon.
Este livro começa com o Senhor Maigret que é a personagem principal é o detective que trabalha para a polícia.
Quando o senhor Maigret está no seu escritório ele recebe uma carta anónima a dizer que iria acontecer um crime, não se sabia quando, nem onde, nem por quem iria ser executado esse crime. Mas o nosso detective começa logo em reparar em alguns pormenores entre os quais o papel onde a carta foi enviada ser muito caro e também reparou no pormenor que o autor tinha escolhido muito bem as suas palavras.
Maigret partindo de ai tentou descobrir para quem é que era fabricado esse papel que era muito utilizado pelos reis e pelos condes. Então Maigret descobriu que o principal cliente era Paredon.
Maigret informou-se sobre Paredon e descobriu que ele era advogado e que também era um doutorado em direito marítimo. Como descobriu o seu número de telefone Maigret telefonou para Paredon a dizer que o queria interrogar.
O nosso detective quando lá chegou ficou surpreendido com a casa onde Paredon vivia, e ao entrar no corredor foi logo guiado por um mordomo até á sala onde Paredon estava. Quando Maigret lá chegou foi recebido com um grande sorriso. Falaram de várias coisas entre as quais o artigo 69 e coisas sobre o interrogatório. No fim o Paredon concedeu o direito a Maigret de andar pela sua casa livremente e de interrogar todo o pessoal.
No dia seguinte recebeu outra carta a dizer que por causa da sua ansiedade em querer resolver o crime ele ia se realizar mais brevemente. Então o nosso detective foi a correr fazer todas as interrogações ao pessoal daquela casa. Depois foi fazer as interrogações ao mordomo, á mulher do Paredon, á sua empregada, á sua cozinheira, etc. Com isso tudo ele descobriu que o senhor Paredon tinha dois filhos e descobriu que a mulher de Paredon o achava muito frágil.
Como ele estava cansado foi para casa mais cedo que o costume e adormeceu a pensar no caso.
No dia seguinte ele acordara com um mau pressentimento mas não ligou.
Quando chegou ao seu escritório recebeu um relatório da polícia a dizer que alguém tinha sido assassinado na casa de Paredon. Maigret esperou o pior mas quando chegou lá viu que tivera sido a contabilista de Paredon a ser assassinada e ao ver que ela tivera sido assassinada com uma faca que estava lá no chão tentou descobrir o assassino.
Ele foi interrogar o senhor Paredon mas ele estava bastante triste e Maigret chegou á conclusão que ele não era o culpado então foi interrogar o filho do Paredon que tinha 15 anos e ao fim de varias horas com o interrogatório descobriu que tivera sido ele que mandou a primeira carta anónima por que tinha um pressentimento que o seu pai ou alguém iria ser assassinado mas ele não mandara mais nenhuma carta.
Ao interrogar a filha do Paredon não chegou a nenhuma conclusão. Mas ao ir interrogar a mulher do Paredon viu-a muito tensa e ao lhe fazer algumas perguntas descobriu que ela é tinha matado a contabilista do Paredon e para comprovar isso o vizinho do lado também a tinha visto a matar alguém.
Com isso Maigret resolveu mais um caso e a mulher do Paredon foi presa mas nunca se chegou a descobrir quem mandou as outras cartas anónimas



Bruno Sousa Nº 5
T: 7º 4
Escola E.B 2,3 António Feijó

1 comentário: