quarta-feira, 25 de março de 2009

Biografia de Kate DiCamillo

Kate DiCamillo passou a sua infância no Sul dos Estados Unidos da América e estudou na Universidade da Flórida.
Publicou também vários sucessos para jovens leitores, como «A Libertação do Tigre» e «Por Causa de Winn-Dixie». A escritora recebeu alguns dos mais prestigiados prémios dos EUA com a obra «Por Causa de Winn-Dixie», um dos livros mais populares nos EUA e no Reino Unido, vendendo mais de 200 000 exemplares. Sobre «A Lenda de Despereaux», a autora comenta: «O filho da minha melhor amiga pediu-me que lhe escrevesse uma história sobre um herói inesperado e com orelhas muito grandes. Perguntei-lhe o que aconteceria a esse herói e ele respondeu que não sabia e que queria que eu escrevesse a história, para ele descobrir. Pois bem, Bailey. Três anos depois, aqui está a lenda do teu herói muito improvável e de orelhas desmesuradamente grandes. Obrigada por teres esperado tão pacientemente.»
Actualmente Kate DiCamillo mora em Minneapolis, Minnesota nos EUA.







2
















Realizado por:
Francisca Braga Lopes
7º5 EB2,3 António Feijó Ponte de Lima

1
«A Lenda de Despereaux»
Esta história fala de um rato!
Um rato diferente dos outros, que se chamava Despereaux Tilling, que tinha nascido de olhos abertos e tinha umas grandes orelhas. No desenrolar da história ficámos a saber que Despereaux é apaixonado por música, histórias e por uma princesa chamada Ervilha. .Este sentimento traz a Despereaux consequências trágicas: é mandado para as masmorras para junto das ratazanas, pois sentou-se junto da princesa e do rei e ainda por cima falou com a princesa. Foi o seu próprio pai que o acusou e a sua ida para as masmorras foi decidida pelo conselho dos ratos.
Aparece também uma rapariga chamada Miggery Sow, que tinha orelhas de couve-flor devido aos sopapos que o seu tio lhe dava.
E ainda uma ratazana chamada Chiaroscuro ou Roscuro que esperava por um momento de luz na sua vida, o seu desejo foi o culpado da morte da rainha e pela proibição de sopa no reino da princesa Ervilha e que no final acaba por se vingar da princesa Ervilha por o ter tratado mal quando ele lhe tentava pedir desculpas.
Um pequeno excerto do capítulo 10: «Boas razões»
« Despereaux sentiu calor e, depois, frio e, depois, calor outra vez. Repudiá-la? Repudiar a princesa?
-Mon Dieu! - gritou a mãe. - Filho, não ajas como um tolo. Repudia! Arrepende-te!
-Que tens a dizer, Despereaux Tilling?
- Digo…digo…digo…não - sussurrou Despereaux.
3
-O quê? - perguntou o Chefe Rato.
-Não - disse Despereaux. E desta vez não sussurrou. -Não repudio aos meus actos. Eu amo-a. Eu amo a princesa.
Ouviram-se gritos de indignação colectiva. Toda a comunidade dos ratos se voltou contra Despereaux. Os ratos pareciam um corpo zangado com centenas de caudas e milhares de bigodes e uma boca enorme a abrir-se e a fechar-se, a abrir-se e a fechar-se, repetindo vezes sem conta:
-Para as masmorras. Para as masmorras. Para as masmorras.
As palavras ressoavam dentro de Despereaux, com cada bater do seu coração.
- Muito bem – disse o Muitíssimo Honrado Chefe Rato. -Morrerás, pois, com o coração enegrido.Mestre de fios – chamou –, traz o fio.
Despereaux estava espantado com a sua própria bravura.
Admirou a sua própria ousadia.
E depois, leitor, desmaiou.»






4








Curiosidade:
A 18 de Dezembro de 2008 estreou o filme «A Lenda de Despereaux» baseado no livro com o mesmo título. Quando acabei de ler o livro apercebi-me de que tinham baseado o filme na história do livro mas tinham mudado bastantes coisas, como por exemplo a maneira como Roscuro entra na história, a entrada de Despereaux nas masmorras e muitas mais coisas, mas eu também gostei muito do filme.







5

Sem comentários:

Enviar um comentário