quarta-feira, 25 de março de 2009

O Pássaro de Fogo

Era uma vez um pássaro que parecia feito de fogo por ter cor vermelha. Era vaidoso e sentia prazer em que o vissem voar no céu parecendo formar uma nuvem incendiada.
Muitos pensavam que era uma bola de fogo, que um dia acabaria por cair. Eram raros os que admiravam a sua beleza, traçando desenhos rubros no ar.
A sua diferença tornava-o solitário. Todas as aves fugiam dele porque a sua beleza estranha era uma grande ameaça para todas elas. Andava muitas vezes esfomeado e ninguém que o visse passar poderia imaginar o que ele passava.
Um dia descobriu de lá cima um monte todo escalvado porque tinha havido um grande incêndio. A mata que era grande ardera durante dias e dias. No final do incêndio cortaram com grandes serras os troncos ainda fumegantes. Tudo o mais tinha ficado reduzido a cinzas. Um enorme pedregulho escondido no monte parecia ameaçar a aldeia mais próxima com a sua queda, foi lá que o pássaro se acolheu. Durante o dia enquanto voava, tinha de alimentar os minúsculos rebentos nascidos entre as cinzas. Mas a tarefa era muito complicada pois chovera pouco e no local do incêndio a natureza continuava tão triste que parecia não querer voltar a nascer. Por isso, devido à sua fome cada vez lhe dava menos prazer voar.
Num dia de grande calor, o pássaro de fogo não encontrara um único rebento para comer e, por isso estava desesperado de fome. Foi quando ouviu, no meio de um grande carvalho, uma vozinha do meio da folhagem. Era um pássaro muito novo com uma grande inocência e uma tal curiosidade pela vida.
O pássaro de fogo ficou ainda mais nervoso e não sabia o que fazer. Era apenas um filhote de um pássaro com uma penugem de cor indefinida. O pássaro de fogo tinha medo que o filhote fugisse, com os outros. O pequeno pássaro choramingava, meio engasgado dizendo que queria voar mas tinha medo de cair e não sabia dos seus pais.
O pássaro vermelho sentiu que o iam atacar e preparou-se para fugir. A tremura vinha-lhe de dentro pois estava tudo muito quieto e silencioso. Pensou que ia morrer ali mesmo. Teve tanto medo que, se tivesse forças teria voado para a sua montanha negra e triste. Sentiu-se invadir por uma onda de calor e sem dar conta do que estava a fazer, aproximou-se do pequeno pássaro.
Foi então que começou a transformar-se e a sua penugem que era vermelha, ficou assim com uma cor acastanhada. O pequeno pássaro encolheu-se, por fim, debaixo da sua asa.


Sem comentários:

Enviar um comentário