quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

CLUBE DAS CHAVES AGARRA O FANTASMA

Este livro foi escrito por Maria Teresa Maia Gonzalez e Maria da Rosário Pedreira. Conta a história do último volume da colecção “Clube das Chaves”. Neste livro os membros do clube O.R.D.E.M. (Organização para a Resolução e Descodificação de Enigmas e Mistérios, Lda.), Pedro, o presidente do clube, Anica, sua irmã, Frederico, o seu melhor amigo e Guida, sua prima descobrem quem e o Fantasma da O.R.D.E.M.



Maria Teresa Maia Gonzalez e Maria do Rosário Pedreira

O enigma desta vez é um tabuleiro de xadrez, que tinha nos quadrados algumas palavras. Uma das palavras era Cândido, no meio da história descobrem que não é um tabuleiro de xadrez, mas sim um quadro e Cândido é o pintor. Num dos quadrados encontram números (1.9.2.5) e Pedro afirma que é a data de nascimento do avô que lhe tinha deixado as chaves.
Para concluir a história descobrem que o fantasma é Vasco, irmão de Guida, que se junta a eles para decifrar o enigma. Vasco conseguiu perceber que Pedro estava errado em relação aos números serem a data de nascimento do avô, porque diz que era o código de um cofre-forte, por fim todos acabam por aceitar isso. Pensaram se tinham visto algum cofre durante as investigações. Ninguém se lembrou de nada até que Vasco pede a Pedro para tirar um quadro da parede, Pedro tira o quadro e lá estava o quadro inseriram o código e a chave e encontraram um quadro com o avô a jogar xadrez contra si próprio, o quadro era pintado pelo pai de Pedro, Cândido Barral.
Pedro emoldurou a tela e pendurou-a na parede do seu quarto.





João José Barros da Silva
Nº10

1 comentário: