quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

DENTES de RATO

AUTORA: Agustina Bessa-Luís
ILUSTRAÇÕES: Martim Lapa
EDITORA: Guimarães Editores







Inês de Amorim Pereira
7º5 /nº8



ÍNDICE

4-Biografia da autora
5-Resumo do conto “O casamento de Mimosa”
6-Opinião sobre o livro e principalmente sobre o conto




Memórias do livro
Novo livro

Biografia



Agustina Bessa-Luís nasceu em Vila Meã, Amarante em 1922, descendente de uma família de raízes rurais de Entre Douro e Minho e de uma família espanhola de Zamora, por parte da mãe. A sua infância e adolescência são passadas nesta região, cuja ambiência marcará fortemente a obra da escritora. Fixou-se, entretanto, no Porto, onde reside.
Estreou-se como romancista em 1948, com a novela Mundo Fechado, tendo desde então mantido um ritmo de publicação pouco usual nas letras portuguesas, contando até ao momento com mais de meia centena de obras. Tem representado as letras portuguesas em numerosos colóquios e encontros internacionais e realizado conferências em universidades um pouco por todo o mundo. Foi membro do conselho directivo da Comunitá Europea degli Scrittori (Roma, 1961-1962). Entre 1986 e 1987 foi Directora do diário O Primeiro de Janeiro (Porto). Entre 1990 e 1993 assumiu a direcção do Teatro Nacional de D. Maria II (Lisboa) e foi membro da Alta Autoridade para a Comunicação Social. É membro da Academie Européenne des Sciences, des Arts et des Lettres (Paris), da Academia Brasileira de Letras e da Academia das Ciências de Lisboa, tendo já sido distinguida com a Ordem de Sant'Iago da Espada (1980), a Medalha de Honra da Cidade do Porto (1988) e o grau de "Officier de l'Ordre des Arts et des Lettres", atribuído pelo governo francês (1989). Resumo do conto “O casamento de Mimosa”

No dia do casamento, a noiva Mimosa acordou cedo,D.Inês veio buscá--la num carro alto que parecia uma cartola,no carro vinha outra menina refilona vestida exactamente igual a Lourença.
Lourença achava-a muito grosseira.
Dentes de Rato estava muito preocupada com muitas coisas, uma era quando tinha que entregar as alianças. Eles entraram para o carro e Lourença teve de se sentar aos seus pés porque a menina não cabia e D.Inês levou-a com ela.
Mimosa não fazia outra coisa se não dar puxões ao vestido, parecida desesperada.
Lourença divertiu-se muito na festa, a ver as jovens amigas da noiva vestidas com estrelas de cimema.
D.Inês limpava os olhos enquanto ouvia os discursos das amigas da noiva e tinha vergonha de não sentir nada.
Então trouxeram um cacho de bananas para a sua frente.
Lourença comeu muitas bananas.Quando foi para casa as mesas já estavam arrumadas e ela já tinha pegado a dormir.
Trouxeram-a para casa e ela quando acordou começou a chorar tanto e tanto que até ela se admirou como podia chorar tanto e tanto.
Nas vésperas de se mudarem de casa foram andar de barco mas o barco dela virou-se e ela ficou toda molhada, foram a casa buscar-lhe roupa mas como eram rapazes não percebiam nada disso e trouxeram-lhe roupa de inverno quando era verão. Então ela teve que ir assim para casa.
Eles não ficaram nada tristes por sairem de casa nem tiveram saudades.
Lourença achava que os muros altos e as tílias a vigiavam todo o dia. Quando os pobres tocavam a campainha ela corria para os ver. Parecialham- -lhe muito fascinantes.
O casamento foi o último sítio onde viu D.Inês, ela saiu para sempre da sua vida.





Opinião sobre o livro e principalmente sobre o conto
Gostei muito ler este livro porque me deu muita imaginação para escrever mais textos e muito melhores que os antigos.
O conto que eu mais gostei e por isso o resumi foi “O casamento da Mimosa”.
Esse texto dá-me alegria e animação para viver uma a vida muito mais alegre e animada.

2 comentários: