sábado, 6 de junho de 2009

Resumo do livro “Maigret Nas Termas”

Maigret era um detective da polícia e estava a passar umas férias na vila de Nice e decidira jantar na casa de um Médico que era seu amigo mas no jantar ele sentira-se mal e o Médico fez um exame a Maigret e disse-lhe que tinha de fazer um tratamento nas termas de Vichy. Maigret tinha de cumprir com um regime rigoroso de tomar três copos de água das termas de meia em meia hora e também devia de comer mais saudavelmente.
Maigret quando chegou a Vichy instalou-se num hotel muito famoso e começara a cumprir o seu regime á risca.
Num dia em que Maigret se sentara a ouvir a música do coreto ouve uma mulher a quem chamavam a dama de lilás que lhe despertou um certo interesse ou como era detective gostara de adivinhar o que cada um pensaria ou o que cada um faria na vida. Passado pouco tempo por espanto dele a dama de lilás tinha sido estrangulado no sei próprio quarto. Um detective local queria que Maigret o ajuda-se nas investigações e Maigret aceitou com o ânimo de começar um investigação.
Passado pouco tempo descobriram que a dama de lilás tinha uma irmã que vivia em paris e tinha um famoso cabeleireiro, pediram-lhe para que viesse buscar o corpo da sua irmã e também lhe pediram para vir responder a um interrogatório.
Depois de da irmã da dama de lilás ter respondido a um interrogatório pouco mais souberam, a única coisa que descobriram foi que a dama de lilás tivera tido um amante, que elas não se falavam muito e que a irmã da dama de lilás tinha tido um filho que entregara a uma família de camponeses e dois anos depois tinham lhe dito que ele se afogara num pântano.
Maigret foi tentar saber quanto dinheiro é que a dama de lilás tinha no banco e descobriu que ela tinha mais de 500000 dólares e que costumava fazer depósito de 5000 dólares quase regularmente.
Depois Maigret fez mais uns interrogatórios mas não tinha descoberto mais nada.
No dia seguinte a dama de lilás estava a ser enterrada e a sua irmã não se mostrava muito triste mas mostrava-se bastante assustada e quando Maigret lhe perguntou se iria ficar em Vichy mais dois dias ela disse que sim, mas estava muito atrapalhada. Já á tardinha quando Maigret lhe queria fazer mais um interrogatório ela já não estava no hotel tinha voltado para paris, então Maigret fez-lhe um telefonema e para lhe fazer algumas questões e perguntou-lhe porque é que ela tinha partido mais sedo e ela disse que recebeu uma chamada anónima de alguém que tinha falta de ar e que lhe perguntara se ela se queria encontrar com ele pois ele iria dar-lhe muito dinheiro, e fugiu desesperada pensando que aquele era o assassino.
Maigret com as pistas que o assassino era alguém forte, alto, e que em princípio teria asma mandou todos os seus homens vigiar todas as cabines telefónicas para tentarem caçar o assassino.
No dia seguinte em principio o assassino era um Senhor que correspondia ás características e pouco tempo depois fizeram-lhe um interrogatório e o ele tinha confessado, explicou que a dama de lilás lhe dissera que tinha tido um filho dele e acreditou nela porque ela até lhe tinha enviado uma certidão de nascimento mas essa certidão de nascimento era do filho que a irmã da dama de lilás tivera. O homem sendo enganado queria ver o seu filho mas a dama de lilás só o deixava ver quando ele teve-se 21 anos e até essa data mandara sempre dinheiro para o rapaz que tinha morrido no pântano e a dama de lilás recebera o dinheiro e acumulara-o dizendo que ele iria ver o seu filho. Mas quando já tinham passado os 21 anos ele queria ver o seu filho e quando foi á casa da dama de lilás, procurou a certidão de nascimento e fotografias do seu filho mas só via fotografias dela e só havia uma cama e nesse momento ele foi surpreendido pele dama de lilás e achando que ela lhe mentira desde o inicio amarrou-a pelo pescoço e matou-a.
Então Maigret levou o assassino para a prisão e a irmã da dama de lilás foi com ele.

Trabalho realizado por : Bruno Sousa
Nº5 T: 7º4

Sem comentários:

Enviar um comentário